segunda-feira, 7 de abril de 2008

Categoria: Estudos Biblicos / Estudo sobre Joel 01:04

ESTUDO BIBLICO
TEMA: OS GAFANHOTOS CORTADOR, MIGRADOR, DEVORADOR E DESTRUIDOR.

Texto Bíblico: Joel 01:04 "O que deixou o gafanhoto cortador comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador comeu-o o gafanhoto destruidor".


GAFANHOTO CORTADOR: Este tipo de gafanhoto age nas lavouras estragando os frutos, sua função principal é arruinar a lavoura não destruí-la. Em outras traduções encontramos o nome “LAGARTA”, pois a lagarta é a fase inicial dos gafanhotos. Trazendo isso para o lado espiritual e material o gafanhoto cortador representa uma força demoníaca que Age na vida de quem não obedece a Deus; come a renda, destoe o salário. Come através do cigarro, das bebidas, dos jogos de azar, remédios, a casa é uma farmácia, eletrodomésticos, roupas, carro causa sempre prejuízo faz jogar fora dinheiro.

GAFANHOTO MIGRADOR: Age surpreendendo em bandos aumentando o prejuízo feito pelo cortador, a própria bíblia deixa essas fases de destruições bem claras, o que um deixou o outro vem e completa o serviço, pois o que o cortador deixou para trás vem uma nuvem de gafanhotos migradores, ou migratórios, e destrói o que o cortador deixou. E o seu ataque é rápido e inesperado. Na vida de que não é dizimista esse gafanhoto representa as fases de Inconstância, causa prejuízos e despesas inesperadas, revoltas.

GAFANHOTO DEVORADOR: Este tipo de gafanhoto é violento que leva ao prejuízo e à falência - impede a colheita. Pois apesar da plantação ter sido atacada por duas levas de gafanhotos ainda assim dá até para se colher alguma coisa, mas o ataque do devorador é terrível, pois ele vem e faz jus ao seu nome, vem e destrói tudo o que vê pela frente, não sobrando absolutamente nada. Também conhecido como “LOCUSTA”. Na vida de quem não é dizimista isso simboliza o começo do fim, É arrasador. Gera miséria, dor, dívidas, prejuízos, fome, insônia e desemprego. Suas vítimas têm sua casa e bens tomados, não conseguem pagar compromissos, são envolvidas em negócios desonestos e perigosos, seus bens são levados à leilão, sofrem ameaças de morte por dívidas, ficam sem crédito, sem moral e sem valor. Tornam-se um lixo sendo rejeitadas até pelos amigos, só contam miséria e desgraça. Portas se fecham, são despejadas, tudo o que fazem é em vão e são levadas ao alcoolismo, Drogas e vários outros males que vão levando a vida da pessoa para o abismo.

GAFANHOTO DESTRUIDOR: Tem poder de extermínio, arrasa; é o poder do escorpião; fere o agricultor e a família. Esse gafanhoto além dele destruir tudo com relação a plantação ele trazia algumas doenças sobre si que se espalhava sobre a família e matava a todos quantos fossem contaminados. Também conhecido como “PULGÃO”. Na vida de quem não é dizimista esse demônio induz ao suicídio, à desastres, à morte, ao pavor, só restam cinzas.

COMO COMBATE-LOS?

Durante a explicação acima ficou claro que estes gafanhotos (demônios) só são impedidos de atuar na vida de quem é dizimista fiel ao Senhor.
O dizimo é o antídoto de Deus, só o dizimo pode repreender, impedir o agir dessas praga nos nosso patrimônios e salários.
É a garantia de Deus aos dizimistas (MI 03:10,11) - Repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto; a vossa vide não será estéril.
Deus convida o homem a obedecer sendo fiel dizimista.
Trazei todos os dízimos... Eu, o Senhor, repreenderei. (MI 03:10,11).
Provai-me vossa fidelidade nisto, Deus nós chama para sermos fiéis dizimistas em todas as coisas, pois ele mesmo fala “Sede fiel no pouco, pois no muito te colocarei” (Lc. 16:10).

Quando se obedece a Deus, sendo fiel Dizimista e Ofertante, o devorador foge da vida.
a)* Acaba a esterilidade,a miséria, as dívidas,os prejuízos.b) 2ª Co 9: 5obediência faz abrir as janelas dos céus, jogando por terra o poder dos gafanhotos.
Só a obediência e a fidelidade nos Dízimos impede o ataque.
a) Jl 2: 14 deixará uma oferta para o Senhor ?
Não brinques com esses gafanhotos. Muito ou pouco, consagre teus Dízimos ao Senhor. Só assim Deus tem um compromisso de proteger teus patrimônio, bens e salários.
Enquanto tu não fores fiel nos Dízimos, teus bens e salários estão colocados à disposição do devorador, cortador, destruidor e migrador. Não te iludas: Eles agem com rapidez e violência - 1ª TM 6: 9, 10.
Deus não empresta o Dízimo para ninguém.
a)Deixar de dizimar por um período.b) MI 3: 6.A infidelidade entrega o patrimônio a Satanás -
Os grandes homens bíblicos foram Dizimistas..
a) Abraão Gn 14:20b) Jacó Gn 28:22c) Isaque, Gn 26:12,13d) Davi - deu todo o seu ouro.e) Barnabé, deu todo o dinheiro para os apóstolos.
Esses eleitos tinham um sinal, uma proteção. Eram fiéis dizimistas. Ap 9: 4.
Deus devolverá tudo o que o diabo te tomou..
a) JI 2: 23-27 Jamais serás envergonhado.
CONCLUSÃO: Libera tua fé plantando sementes. Deus faz todas as coisas baseado no semear, pois assim crescerão os frutos da tua justiça. Espera muito mais de Deus.

AUTOR: Dc. Ronaldo Rocha
Igreja Ev. Assembléia de Deus – Campo de Vila Solange

2 comentários:

Ronaldo Cesar disse...

este estudo é uma benção de Deus....

que Deus continue te abençoando

A ALGRIA DO SENHOR ´W MINHA FORÇA disse...

nao li todo mas que Deus continue te dando sabedoria